sábado, 21 de julho de 2012

Torcida Que Canta e Vibra


Não, não vou falar aqui sobre o Palmeiras, mas esse trecho reflete muito bem o tema que escolhi para escrever: A Torcida.
      O que seria dos jogos sem ela? Sem aquela festa e animação daquelas pessoas quando vê o seu time em campo? Temos que assumir são aquelas pessoas que animam e fazem à mais bonita festa, são elas que embelezam os estádios em dia de decisão, cada time tem um tipo de torcedor, tem o torcedor mais quieto que só assiste (mas sofre por dentro rsrs), aquele torcedor que grita ate nos acréscimo mesmo se o time estiver perdendo, tem o torcedor que leva vários sinalizadores de todos os tipos e cores ao estádio e forma um brilho tão lindo, assistindo o jogo da final da copa do Brasil fiquei fascinada com aquelas pessoas fazendo o estádio brilhar e fazendo aquele barulho tão contagiante, o barulho da alegria, o inferno verde parecia mais um paraíso verde. A torcida é o alicerce fundamental para qualquer esporte, é ela que faz toda a festa, como se todas aquelas pessoas estivessem ao lado do atleta a cada lance importante. A torcida reclama, como também faz questão de parabenizar os jogadores.




     Sabemos que torcida tem como função mais importante levantar o time, mas tem as funções que não deixam de ser fundamentais para aqueles telespectadores fanáticos, como gritar, chorar, pular e principalmente comemorar a cada gol e cada vitoria do seu time é como o 12° jogador em campo, e tem o fator financeiro também é ela quem patrocina o time, comprando camisas, frequentando os jogos, de uma forma geral é ela quem apoia seu time nos melhores e piores momentos em meio a manifestos quando o time esta na pior assim podendo me referir a torcida do Bahia, indo ao CT do time protestar pelo baixo rendimento do no campeonato brasileiro. Mas não tem como falar de torcida sem citar as inúmeras torcidas organizadas, esses tipos de torcida são famosas pelos uniformes característico, cada uma com uma simbologia diferente, possuem bandeirões, sinalizadores e fogos de artifício, faixa com o nome da torcida, cantos e musicas para incentivar ainda mais o time e envolvem também as rivalidades entre elas, é lamentável quando essa rivalidade passa dos limites e chega a acarretar em agressões à torcida do time adversário, a zoação faz parte do espetáculo que é torcer, porem brigas, armas, violência, isso com certeza não provem de reais torcedores.




     A torcida se mostra tão importante que ate hinos menciona essa paixão, como no titulo do texto, por exemplo, que é um trecho retirado do hino do Palmeiras, no hino do Esporte Clube Bahia também traz a força da torcida no trecho “ninguém nos vence em vibração”, no do Goiás Esporte Clube em “cada vez a nossa torcida cresce mais”, entre outros.
     Fazendo algumas pesquisas descobri que a origem da palavra torcedor veio das mulheres, é isso mesmo, as mulheres ao frequentarem os estádios nos anos 20 não podiam demonstrar nenhum tipo de emoção, assim torcendo os lenços que levavam aos jogos.


     Para terminar dou a minha ultima palavra, assim dando a finalidade do que para mim se define torcer, é paixão, é estar no campo mesmo em pé na arquibancada, é ser o melhor técnico do mundo, é o pensamento positivo de que dessa vez o time ira vencer, é a comemoração como se a vitoria fosse sua ( e é sua, porque você torcedor faz parte disso), é o protesto no Centro de Treinamento do time, é a lagrima que cai quando perde e o sorriso de alegria quando ganha, é o debate para saber qual time é o melhor, resumindo tudo isso, torcer é AMAR.



Nenhum comentário:

Postar um comentário