sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Futebol é uma forma de expressão, não permita que te calem

Pra você, o que seria um torcedor modinha? As pessoas caracterizam de diversas formas. Talvez quem torce por um time porque vários outros torcem, por estar numa sequência boa de vitórias, por ter um jogador que lhe agrade, torcer para uma seleção que não seja a do seu país, entre tantas outras. É um assunto bem extenso e bastante polêmico, que pode gerar horas e mais horas de debate.

Hoje vivi mais um episódio muito comum em minha vida, uma discussão por torcer pela Seleção Argentina. Algo comum porque existem pessoas que cismam que podem interferir na opção das outras, xinga-las por isso, ao invés de cada um cuidar da sua própria vida. Mas ok, discussões saudáveis e debates são ótimos para o dia-a-dia, troca de conhecimentos etc, apesar de que as pessoas costumam ser muito cabeças fechadas sobre esse assunto. 

Ser chamada de modinha como ofensa já se tornou comum, tanto por torcer pelo Barcelona quanto pela Seleção Argentina. Frases do tipo: "Mas como você torce pra uma seleção rival do Brasil?", "Só torce pra Argentina por causa do Messi.", "Torce pro Barcelona porque só ganham." entre outras são normais, mesmo sabendo que tais pessoas perguntam pouco se lixando para a resposta, só querem um motivo a mais pra continuar em suas respectivas bolhas, com suas opiniões, sem aceitar qualquer opinião diferente da dela.

Explicar que não torço pra Argentina por causa do Messi, que criei uma paixão pela seleção desde nova, que me apaixonei pelo Barcelona desde a primeira vez que o vi jogar, e mais ainda quando pesquisei sobre sua história, que comecei a acompanhar o Messi depois de assistir aos jogos do Barcelona, é quase impossível. A pessoa não aceita que o mundo não gira ao redor dos seus pensamentos, dos seus conceitos. 

Ler comentários de futuros jornalistas que não aceitam o fato de que alguém não tem o dever de torcer pra seleção do seu país e isso não o torna menos, no meu caso, brasileiro, ler de profissionais que irão trabalhar com comunicação social, que terão que viver com diversos tipos de situações, culturas, opiniões, comentários, totalmente diferente dos seus, dói bastante.

Futebol é amor, é paixão, é sentimento, é IDENTIFICAÇÃO. Se você não se identifica com a seleção A mas com a B, você deixará de torcer pela seleção B por não ser do seu país? Você jogará fora um sentimento por causa de pessoas que só sabem julgar com suas mentes fechadas? 

O futebol é muito mais que 22 pessoas dentro de quatro linhas com uma bola, o futebol é a coisa mais importante entre as coisas menos importantes da vida, não permitam que imponham regras de como torcer ou para quem torcer, não permitam que calem um sentimento tão puro, não permitam que te impeçam de defender aquilo que você ama, seja a seleção do seu país, seja a seleção de outro país, seja um time brasileiro, um europeu, um asiático, um africano, um sul-americano ou qualquer que seja. O futebol é um jeito de se expressar, não permita que te calem. 

{E pra finalizar, vale MUITO a pena dar uma conferida no texto "Torço para um time europeu. Qual o problema?"}

Nenhum comentário:

Postar um comentário