quarta-feira, 21 de maio de 2014

No batuque do samba - Apita a Partida Seu Juiz

Apita a partida juiz, o show vai começar.
 Nossos 90 minutos vão começar e nossos jogadores estão em campo ...  
"Venha você verá que vale a pena" - Gres Perola Negra no mundo do futebol  
A arte que emociona quem lê!



As mistura perfeita, a autentica combinação do futebol com samba ( carnaval) que contagia o pessoal. Um bom brasileiro leva pras quadras a personalidade, um bom sambista leva a quadra a sua raça e autenticidade. 
Fui ao meu pavilhão Gres Perola Negra e a pergunta foi: O que não pode faltar antes do almoço de domingo? " aquela partida de futebol com os vizinhos" 
Perguntei a alguns jogadores : O que não pode faltar no domingão? O churrasco com um sambinha. 
Tipica resposta de brasileiros nato ... 
" Futebol e samba duas coisa que todo bom boleiro gosta. Ser boleiro é você ter seu estilo marreto e ousado dentro de quadra, te sua personalidade causar tumulto por onde passa, e fazer com que todos notem o seu jeito diferenciado de ser. Todo boleiro gosta daquela resenha antes do jogo ouvir aquele pagodinho na caixinha de som, de Zuar no vestiário e sempre aquelas brincadeiras. Ser boleiro e ter ousadia alegria e tem que ter o seu diferencial dentro e fora de quadra" - Lucas Valeiro (Jogador do Alfa Dogs)
A ginga do Samba


Técnico


A harmonia ensina a ter disciplina e fala um pouco como lhe dar com a diversidade dentro de uma escola de samba : - " Hoje em dia em várias escolas de samba o maior problema “na minha  opinião” e pelo o que eu vejo em outras e pessoas que por ir direto ou ser “antigo ou ter conhecido” na escola acha que pode fazer o que quiser, ir aonde quiser e não respeita as pessoas que estão la trabalhando para dar ordem, disciplina e fazer um ensaio ou fazer a escola andar na avenida.
Outra coisa muito comum e briga e de EGOS dos setores, um achar que é mais importante que o outro e esquecem muitas vezes do principal o “próprio pavilhão”.
Quando todo mundo perceber que uma escola é do povo, da própria comunidade muitas escolas serão bem vistas perante as outras, e quando algumas pessoas saberem que devem atrair, chamar, convidar as pessoas para dentro dela e não querer afastar com ciúmes, receio, medo, etc... as escolas serão bem maiores e menos descriminada."  -Henrique Mello (Harmonia Gres Perola Negra) 
O futebol e o samba estão tao perto que o mais novo eslagam da copa do mundo 2014 é " o carnaval da copa"

Bateu? É GOOOOOL 

Pensamento de Sambistas:  
 A pergunta foi: Como seria o domingo perfeito pra vocês?
 " nosso samba, a participação do pessoal, a harmonia as pessoas participando da roda de samba" - eles brincam também com esse molejo da mulher bonita, e convocam toda a comunidade para participar dos nosso sambinha todos os domingos." - Grupo Saque e Cachaça
O grupo saque e cachaça nós colocamos como nossos "demônios da garoa" na vila, pois eles conseguem fazer o samba de raiz das noites de domingo, antes e depois dos ensaios trazendo a nossa comunidade aos jovens,adultos e a nossa velha guarda as recordações de felicidade do mundo do samba.


ôoo  juizão 

Já a nossa diretoria, responsabilidade, família e um grande amor ao pavilhão.

Presidente Perola Negra 01
(Dinho)  
Nosso diretor/presidente Dinho fala um pouco como é ser desse pavilhão, e como é esta começando na diretoria, corintiano de coração ele conta essa nova experiencia em sua vida:
- "Na diretoria pra mim esta sendo uma novidade, levamos uma vida normal eo legal é que todo mundo esta gostando, esta todo mundo feliz, isto é o que importa pra mim"
E pra falar em felicidade, será que teremos mudanças?  " As mudanças já começaram né, tem que ter mudanças se não a escola continua do mesmo jeito que estava e nós entramos pra fazer mudanças mesmo, pra todo mundo se sentir a vontade e feliz"
Pra você o que não pode faltar dentro de um ensaio? " Dentro de um ensaio?  O diretor diz que é a harmonia, pois estamos lá pra sermos felizes,ele comenta a importância de todas as alas e comunidade,  pois o lema do diretor é que "tudo é baseado na felicidade".  
Os planejamentos para o diretor dentro da escola de samba, se baseia em almejar  e crescer-mos sempre mais , - "a renovação será sempre importante, estamos pensando sempre o melhor pra escola" . 
Dinho, esta começando na diretoria da escola este ano, já participava dos ensaios dentro da comunidade e promete dar seu melhor para o pavilhão. E espera conseguir ficar por anos na diretoria.    A primeira feita de Dinho a o pérola negra, é a reforma da quadra da escola e ao batuque do samba de domingo o nosso diretor distribuiu camisetas da escola para a comunidade.

- "Com um passo de cada vez voltaremos para onde jamais deveríamos ter saído"

Jogada mestre  


A Baiana é Boa 
Dona Erminia, esta á mais de 15 anos na escola, e conta um pouco sobre seu amor por este pavilhão. Conta dos feitos que contagia a escola:
" Eu sou da época que infelizmente a pérola negra não tinha as baianas fixas, aquelas que são da comunidade tinha sim uma pessoa que eu amo de paixão que se chama dona Zélia que ela é umas das baianas fundadoras da Ala Oficial De Baianas da escola de Samba Pérola Negra e meu amor por esta escola é ... eu só comparo o amor que eu tenho pelas minhas filhas e pelo meu marido, que tem muito amor por mim pra deixar eu vir pra cá sozinha todo dia. Então independente de troca de diretoria, de ano, de descer ou de subir, o meu amor por esta escola não muda uma "virgula". 
E quando perguntamos da comunidade? "O coração da nossa baiana é igual coração de mãe sempre cabe mais um" - " Pra mim a nossa comunidade é como se nós fôssemos uma família, eu vejo as meninas, vocês, assim do pérola negra como se fossem minhas netas, minhas filhas, algumas pessoas aqui eu considero até como irmão. Dona Erminia fala também que a comunidade assim como a família que nós somos, devemos ser mais unidas, participar mais, das festas, dos ensaios, dos sambas. A baiana, nos convoca pra participar mais. O recado que ela deixa é " uma escola sem comunidade, não cresce"  mas acredita sempre em seu pavilhão, que podemos ser cada vez melhores.

A torcida vibra com você  

Pra finalizar, a nossa entrevista com o pavilhão. Não poderia faltar, aqueles que fazem do ensaio a alegria... 
A comunidade que impõe respeito e traz no peito uma joia rara : A volta das antigas comunidades, aquele que acompanha o pérola negra desde pequeno
Fala ae: Paulé - Ele conta que veio pra Vila pequeno e começou a frequentar o pérola negra á tempos, conta que estudou e fez parte da vida do nosso querido Intérprete  Douglas Aguiar, o Douglinhas e que acompanhou sua trajetória dentro do samba, dentro do perola negra. 
" Douglinhas começava com seus 15 anos de idade, jogava-mos futebol juntos, quando ele não sabia cantar e tocar , Douglinhas e Paulé tocavam juntos, o intérprete começou com o cavaquinho ... Paulé grande, amigo de Douglinhas, revela uma parte da vida do compositor que poucas pessoas conhecem: ele relata:  - " O Douglas foi ginasta olímpico brasileiro juvenil, foi vice-campeão brasileiro 2 vezes, foi selecionado pra  olimpíadas, ele só não foi porque havia muito atleta do flamengo, (naquela época puxavam muito saco dos cariocas), então ele acabou não indo e além disso ele começou a gostar de samba, com seus 17/18 anos começou a tocar e hoje é o grande sambista que vocês conhecem aqui." 
Ao seu grande amigo, ele deixa a singela mensagem e homenagem: " Ele é uma pessoa integra, que o conhece pessoalmente como ser humano, não só como personagem da escola, sabe que ele é uma pessoa "impar" que ele é uma pessoa diferente, e essa grande pessoa, e grande sambista que vocês conhecem hoje"
(Douglas Aguiar)


O que eu procurei mostrar , é que como no futebol o samba também tem suas diversidades, e assim como quem esta batendo Penalty, sabe como é difícil se você errar, mas sabe que o amor de quem esta torcendo é grande e não acaba. Na escola de samba,dentro do samba acaba acontecendo a mesma coisa. Difícil é jogar uma decisão, mas quando ganhamos a felicidade é a mesma. Á cada pessoa que contou seu relato e suas histórias dentro desta entrevista deixo os meus eternos agradecimentos e espero poder fazer sempre mais. Dentro de cada um de nós, existe uma grande história, quanto de superação e como de vitórias. 

Obrigada Pérola Negra " E que a luz divina nos ilumine ao caminho da Vitória"

(Joyce Rocha. Musa De Bateria Gres Perola Negra)



Beatriz Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário