sexta-feira, 1 de setembro de 2017

O MUNDO É PRETO E BRANCO!

"O Corinthians não é só um time e uma torcida. É um estado de espírito!" - Doutor Sócrates


Em 1º de setembro de 1910, exatamente às 20h30, os operários Anselmo Corrêa, Antônio Pereira, Carlos Silva, Joaquim Ambrósio e Raphael Perrone estavam reunidos na esquina das ruas José Paulino e Cônego Martins, no Bom Retiro - SP. E foi aí, à luz de um lampião, que deram vida ao Sport Club Corinthians Paulista. "O Corinthians é o time do povo e é o povo que vai fazer o time", frase que nos representa e que foi dita por Miguel Battaglia, nosso primeiro presidente. Em 1914 conquistamos o primeiro dos milhares de títulos que encheriam nossa história de glórias. É celebrado todos os dias, desde o seu nascimento. Um time que aprendeu cedo o que é jogar na raça e não se entregar. Nós, que "nunca seríamos", somos. Sem quando, onde e porque. Viramos o jogo e as jogadas, no grito e na garra. 

Somos tão grandes que temos a nossa própria Democracia. O sistema de "autogestão" do clube foi idealizado, principalmente, pelo eterno Doutor Sócrates. O maior movimento ideológico do futebol brasileiro. Foi revolucionário. E ficou marcado! É exemplo. É CORINTHIANS! 

"Meu coração é redondo, possui uma âncora para enfrentar tempestades e dois remos
para continuar seguindo em frente!"

Já vi o Corinthians cair. Mas vi o Corinthians se reerguer triunfantemente. Já vi erguer taça de Paulista, Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores e Mundial. Já vi o Corinthians ter seu próprio estádio. Já chorei, já sorri e já vivi momentos inexplicáveis. Já entrei em campo e senti na pele o que é ser Corinthians. É um estilo de vida que não se entende. Ser Corinthiano não é apenas torcer, é ter a certeza de fidelidade. É como um casamento: na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, até que a morte nos separe. Ser Corinthians não é questão de escolha. Não é uma opção que se faz, como quem escolhe um modelo de camisa ou a cor do carro que irá comprar. Já se nasce alvinegro, é algo que faz parte do nosso ser. Ser Corinthians é saber valorizar as vitórias e aprender a se levantar após as derrotas. É, mais do que tudo, sempre acreditar. É fazer parte de uma nação que, independente do dia, hora ou lugar, pára e torce pelo mesmo objetivo. É estar ao lado do time, no campo, através da televisão ou de um simples radinho de pilha. É gritar, xingar, sorrir e chorar, seja de alegria ou tristeza. Ser Corinthians é sempre estar disposto a defender o time nas acaloradas discussões sobre futebol, no escritório, na padaria ou no boteco. É lembrar das conquistas e dos heróis que as alcançaram com muito suor e vontade. Ser Corinthians é sofrer todas as decepções possíveis, mas nutrir um amor imensurável. É se orgulhar dos 23 anos sem conquistas. É aceitar a dor do rebaixamento de 2007. É comemorar os triunfos históricos de 77 e 2012. Ser Corinthians é ser indecifrável. É algo que se reflete no coração de cada Corinthiano. "Só quem é, sabe como é". É o amor que nunca te abandona, que nunca se afasta, que nunca se reduz. Ver uma derrota humilhante. Uma vitória que doa. Um gol que enlouqueça. Ver o estádio tremer. Sentir o arrepio no corpo e os olhos cheios de lágrimas com um "Salve o Corinthians". Não se pode expressar um coração Corinthiano com palavras. O sentimento Corinthians é ilegível à quem não tem esse privilégio. Um amor que movimenta multidões, que invade a casa dos outros e que não te envergonha de gritar: EU NUNCA VOU TE ABANDONAR! É tudo. Resume tudo. Somos nós. Somos 30 milhões. Somos loucos. Somos sofredores. Somos insuportáveis. SOMOS CORINTHIANS! És amor. Ou que seja paixão. Desde que seja eterno.

"Corinthians do meu coração, tu és religião de janeiro a janeiro"

Como diz o texto deste post (Porque dizemos "Vai Corinthians"?), "O jogo do Corinthians é uma forma de interpretação da realidade. A maneira como celebramos as vitórias ou lamentamos as derrotas é uma representação da vida da nossa gente [...] Mas tal qual aquele ditado em que "a vida imita a arte", podemos dizer que além do Corinthians jogar o jogo como a gente joga a vida, o contrário também é verdadeiro, ou seja, experimentamos nossa vida reproduzindo a cada momento uma espécie de ética Corinthiana. Uma ideologia que aspiramos nas partidas de futebol, de alguma forma passa a orientar nosso comportamento [...] O Corinthians é a maior expressão de quem somos. Ele joga no campo reproduzindo a nossa realidade. Alguns acham que temos sorte, fazemos gol no final do jogo, vencemos pelo cansaço. Outros que jogamos com raça. Tudo bem. Isso não deixa de ser verdade. Mas o que conta no final das contas é o seguinte: O Corinthians tem presença de espírito".

"O passado ilumina tua história"

Não podemos falar do Corinthians sem lembrar de grandes ídolos que fizeram parte da nossa história. Basílio, Biro-Biro, Casagrande, Claudio, Dida, Edílson, Gamarra, Marcelinho Carioca, Neto, Rincón, Rivelino, Ronaldo Fenômeno, Sócrates, Tevéz, Tupãzinho, Vampeta, Wladimir.. A lista é longa. E ainda cabe mais alguns. Cássio, Chicão, Alessandro, Liédson, Ralf, Paulinho.. TITE, CARILLE! Ídolos que carregam no peito o orgulho de honrar a camisa do Timão. Gigantes que nos trouxeram títulos e marcas históricas. São eternos no Corinthians!

"Podemos ganhar, lutar para empatar, podemos até perder [...] Se é pra chorar, se é pra sorrir, não me importarei, pois eu sou Corinthiano até morrer".

Hoje, são 107 anos de história, glórias e tradição. Títulos, conquistas, derrotas e vitórias. São 107 anos de determinação, de luta, de raça, lealdade, humildade, superação. São 107 anos cantando e celebrando esse amor.  É dia de comemorar a existência do motivo de alegria de uma nação. É o dia daquele torcedor que economiza e fica sem comer só pra ter o prazer de gritar "LOUCO POR TI CORINTHIANS" no meio da torcida. É o dia de usar a camisa e mostrar ao mundo o orgulho que carregamos no peito. É o dia de gritar o hino e ser ajudado pelo louco que está do seu lado no metrô. Todos os dias são seus Corinthians, mas hoje, mais do que nunca, É DIA DE MOSTRAR O AMOR QUE TEMOS POR TI! Sempre foi e sempre será contra tudo e contra todos. E assim vamos seguir. Do terrão ao Japão. Estaremos sempre com você e por você! "VOU VESTIR MEU MANTO, MANTO ALVINEGRO, TEM QUE TER RESPEITO, AMOR À CAMISA. VOU COM O CORINTHIANS, EM QUALQUER LUGAR!"


PARABÉNS, CORINTHIANS! Que sejas cada vez mais grande e que estejas eternamente dentro dos nossos corações ♥



VAI, CORINTHIANS!
PORQUE NÓS, CORINTHIANOS, SEMPRE VAMOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário