quinta-feira, 8 de março de 2018

LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER!



8 DE MARÇO, DIA INTERNACIONAL DA MULHER. Só para contextualizar, o dia foi criado em 1911, em homenagem a centenas de operárias que morreram queimadas pela polícia em uma fábrica têxtil de Nova York. Na ocasião, elas reivindicavam a redução da jornada de trabalho e o direito à licença-maternidade.

Hoje, nós mulheres, conquistamos muito, temos os nossos direitos e nossos espaços. Mas ainda há muito a conquistar, especialmente o respeito. É uma vergonha ainda presenciarmos casos de abusos e assédios. Todos eles são terríveis, mas muitos são monstruosos e assustadores. É preciso entender que as mulheres podem fazer o que quiserem e não são obrigadas a fazer o que não queiram. Estupro/abuso é CRIME! Respeito é bom e todos merecem. 

Falando da relação mulher-futebol, é cada vez mais comum vermos a presença feminina nos estádios. Não só porque é uma diversão ou lazer, mas porque nós também entendemos do esporte. Nós também vivemos o futebol. E queremos que entendam isso. É comum, quando falamos que gostamos de futebol, ouvir a pergunta: "o que é impedimento?". NÓS SOMOS MAIS QUE ISSO! O futebol é muito mais que uma regra de impedimento. Mais do que saber o que é impedimento, nós vestimos a camisa, apoiamos, gritamos, xingamos, choramos, sofremos. Falando por mim, o que mais irrita é ainda ouvir "mas você gosta mesmo ou é por causa de namorado?". NÃO! Qual é o problema de entendermos e gostarmos por conta própria, sem depender dos homens? Nós também queremos o nosso espaço e respeito. E isso vai além do machismo, isso precisa começar com os clubes. Com tantas mulheres no universo futebolístico, deveríamos ver mais objetos destinados às mulheres. Mas não vemos, por exemplo, camisas femininas e, se encontramos, são um absurdo de caro. 

Seja dentro das quatro linhas ou fora delas, nós somos uma grande parte desse universo esportivo. Jogadoras, treinadoras, árbitras, jornalistas ou só torcedoras. Mas estamos aqui pelo amor ao futebol, assim como vocês homens. O esporte é para todos! A única coisa que queremos é poder demonstrar o nosso amor e orgulho pelo nosso time sem preconceitos.


FELIZ DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES! 

Em especial à nós, mulheres das arquibancadas ♥


Nenhum comentário:

Postar um comentário