quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O Reizinho da Colina completa 38 anos.


     No dia 30 de Janeiro de 1975 nascia um dos maiores ídolos do Vasco: Antônio Augusto Ribeiro Reis Júnior, mais conhecido como Juninho Pernambucano. 

     Juninho foi revelado nas categorias de base do Sport Recife, onde chegou aos dezesseis anos. Depois de permanecer durante quase três temporadas nas divisões de base do clube, fez sua estreia na equipe principal em 11 de novembro de 1993, contra o Fluminense.
Suas atuações com a camisa do Sport, começaram a chamar a atenção dos grandes do futebol brasileiro. Não demorou muito e Juninho acabou recebendo uma proposta do Vasco, que foi aceita.

     Na Vasco, esteve presente em todas as maiores conquistas do clube. Presente e com participações fundamentais nos dois últimos títulos brasileiros do clube, Juninho tornou-se ídolo máximo quando marcou o gol contra o River Plate que garantiu a presença na final da Libertadores de 1998. Esse tento rendeu anos após sua saída do clube, uma canção, cantada pela torcida mencionando o feito, sendo o primeiro (e até hoje o único) atleta a ter seu nome cantado pela torcida em uma de suas músicas.

     Na Copa Mercosul, Juninho esteve presente numa das mais épicas vitórias do futebol brasileiro: após uma vitória para cada lado na final do torneio, houve uma terceira partida. Após sair perdendo por 3 a 0 no primeiro tempo para o Palmeiras, a equipe do Vasco conseguiu virar a partida, que terminou 4 a 3, e mais um título na carreira do já vitorioso Juninho.

     Em 2001, Juninho saiu do Vasco em direção ao Lyon, e depois atuou no Al-Gharafa. Após não renovar seu contrato com o Al-Gharafa, Juninho acertou seu retorno ao Vasco para encerrar sua carreira. Tendo sido anunciado oficialmente em 27 de abril de 2011, Juninho abriu mão do seu alto salário no futebol do Qatar para receber durante seu período no clube um salário mínimo (545 reais).

     Devido a alguns problemas na diretoria do Vasco, em 17 de dezembro, Juninho acertou sua ida para o New York Red Bulls. 


Contra o River Plate sensacional (gol de quem?) Gol do Juninho, monumentaaaaaaal!

Você saiu do Vasco Juninho, mas não do meu coração. Te Amo  


Um comentário:

  1. É um cara que tenho grande admiração. Sou são paulina e tenho vários idolos no meu time, poucos sao os jogadores de outro clube que eu realmente digo que admiro, mas esse cara merece respeito e admiração de todos que amam o futebol.

    ResponderExcluir