quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Arrancada Heroica

"Não nos querem Palestra, pois seremos Palmeiras e nascemos para ser campeões" 
Sr. Mário Minervino

Alguns dias atrás me deparei com alguns torcedores rivais dizendo que o Palmeiras não tinha história, pois não tem Mundial. Esse argumento é sem fundamento, e não cabe aqui hoje dizer a história do título de 1951. 
Disseram que o Palmeiras é pequeno, pois enfrentou 2 série B em apenas 10 anos. Time grande não cai? Cai sim! Time grande tem a honra de reconhecer a campanha ruim e aceitar o rebaixamento, ano passado o Internacional fez de tudo para não cair, ousou utilizar de uma tragédia para se manter na elite do futebol brasileiro, mas queridos, lutar para não cair é mostrar futebol em campo, fora isso é trapaça! 
Mas, novamente eu digo, esse texto não é para falar sobre isso. 
Hoje, completa-se 75 anos da Arranca Heroica. 
Diante da 2º Guerra Mundial, o Palestra Itália se viu obrigado a mudar de nome, em 1942, deixou de se chamar Palestra Itália para se chamar Palestra de São Paulo, o escudo também passou por mudanças, abandonou a cor vermelha e passou a ser verde e amarelo.  
Porém, os nosso rival, o São Paulo, começou a incentivar o governo a prejudicar o time alviverde, as partes interessadas em prejudicar a equipe começaram a alegar que "Palestra" fazia uma alusão a Itália, argumentando que a palavra era de origem italiana, mas a verdade é que Palestra tem origem grega.  
Com a situação, os dirigentes do Palestra se reuniram e decidiram novamente mudar de nome, surgiu então a Sociedade Esportiva Palmeiras. 
Estávamos para ganhar o título, a equipe até então havia feito um excelente campeonato, de dois jogos restante, precisava ganhar apenas um. 
O nosso primeiro jogo como Palmeiras foi exatamente contra o time que tanto queria nos prejudicar, durante a semana do clássico, os nossos adversários jogaram sujo e alegaram que o nosso Palmeiras era fascista e autoritário, portanto era contra o governo brasileiro. Afim de evitar esse tipo de comentário, o  Capitão Adalberto Mendes teve a brilhante ideia de entrar junto com o time e com eles carregando uma bandeira do Brasil. 
Dentro do gramado, o jogo foi intenso, porém ganhamos de 3x1 e conquistamos o título.
A nossa história é linda e rica, temos um histórico maravilhoso de goleiros que se tornaram ídolos e um deles foi fundamental nesse jogo,Oberdan Cattani é o nome dele! 
Nada me entristece mais do que um rival chegar e dizer que meu time não tem história, sendo que enfrentamos tudo para continuar existindo, conseguimos e ainda fomos campeão, tivemos grandes feitos e glórias, os momentos ruins serviram para que o time pudesse se reinventar. 
Heróico!
No ardor da partida ostentou sua fibra
Com as cores do meu Brasil. 
O meu Palmeiras, vestiu as cores da seleção brasileira, foi o time escolhido para reapresentar o Brasil em 07 de setembro de 1965, a equipe derrotou a seleção Uruguaia por 3x0. 
 Olê Palestra!
Com raça venceu a perseguição
Olê Palmeiras!
De fato o eterno campeão
Nós vencemos a perseguição, nos reinventamos, dizer que o meu time não tem história é não amar o futebol. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário