domingo, 3 de fevereiro de 2013

SanSão, uma bela parte da história do futebol brasileiro







Nesse domingo (3/2) acontece a 4ª rodada do Paulistão 2013. O São Paulo enfrenta na Vila Belmiro, o Santos. O clássico de hoje fica marcado como o primeiro jogo de Ganso contra o ex-clube, que enfrenta o amigo Neymar, hoje. Amizade essa que deve ficar beeeem longe das quatro linhas. Claro que a torcida santista deve pegar no pé do Maestro, essa tarde, mas a torcida que realmente deve importar, para Ganso, é a Nação São Paulina: “...Espero conquistar uma vitória contra meu ex-clube. Vou dar meu melhor para vencer".

 Mas no post de hoje, quero falar um pouco da história desse clássico. Dos clássicos paulistas, o Majestoso, pra mim é sempre o mais tenso. Como São Paulina, sempre vejo o São Paulo x Corinthians com um pouco mais de furor que os outros. Porém, o San-São, geralmente é onde eu consigo assistir, realmente, uma bela partida de futebol.

Thomaz Mazzoni


O nome do clássico:

Foi Thomaz Mazzoni quem deu o nome de SanSão a esse clássico. Thomaz Mazzoni foi um importante jornalista do extinto jornal A Gazeta Esportiva, ele acreditava que o futebol não poderia ser tratado como uma editoria qualquer, e criou uma nova maneira de falar com o seu púplico alvo: o torcedor. Eu, como São Paulina, me orgulho de dizer que torço pro Time da Fé! Já disse isso aqui, e saibam que foi ele também que criou esse termo. Além das matérias clássicas do diário, ele ficou conhecido também por apelidar os principais clássicos de São Paulo. Ele criou o nome de “Choque Rei” para o São Paulo x Palmeiras, chamou o Corinthians x São Paulo de “Majestoso”. Para o duelo entre Santos e São Paulo ele foi mais simplista: “SanSão”. Mas mesmo assim funcionou e esse é hoje o único clássico paulista em que o uso das iniciais dos times pegou como apelido.



Vamos falar das estatísticas:

Em todos os jogos, o São Paulo já jogou contra o Santos exatas 242 vezes. No geral, o Soberano é Soberano no San-São: São 107 vitórias contra 74 derrotas; e 61 empates. Nos gols, o São Paulo também é soberano: Em cima do peixe, já foram marcados 425 (que venham mais!), contra 340. O maior público do clássico foi em 16 de novembro de 1980, 122.535 torcedores assistiram a vitória do tricolor no Morumbi: São Paulo 1 x 0 Santos.

A primeira partida:

O primeiro clássico entre São Paulo e Santos, foi em 1930, também pelo Campeonato Paulista. O São Paulo ainda era o São Paulo da Floresta e o clássico que aconteceu no dia 11 de maio terminou empatado, em 2 a 2.


O maior chocolate:

A maior goleada do clássico é (como sempre ouço) o ETERNO NOVE A UM. Sempre disse, e sempre irei dizer que sou APAIXONADA pela história do meu tricolor. Já li alguns relatos e crônicas dos arquivos na internet e pelo que li, a virada foi magnifica! Aconteceu em 1944 pelo Campeonato Paulista. Naquela partida, muitos acreditavam que o Santos surpreenderia o Tricolor. O clássico começou com uma preliminar histórica, um San-São com resultado final de 14 x 0 pro time de categoria menor do Tricolor. Sim, QUATORZE! No jogo principal, o Santos saiu na frente aos 11’ com Solar, e queria mais. O Santos atacava o São Paulo na tentativa de decidir o clássico logo a primeira parte do jogo. Mas o São Paulo se aproveitou dos espaços deixados pelo Santos e partiu nos contra-ataques e aos 27, Pardal empata o jogo pro Tricolor. O empate desestabilizou os santistas que deixou que o Tricolor dominasse aquela partida! Com o time nervoso, aos 38, o Santos deu um pênalti pro São Paulo, e Pardal converteu. 2 x 1 pro tricolor. Aos 42, pra desespero dos santistas,Remo recebeu na frente e sem dificuldades aumentou o placar pra 3 a 1. Já era uma goleada! Fim do primeiro. No retorno, o Tricolor não esperou muito pra marcar o quarto, Tim marcou aos 3’ pro São Paulo! 4 a 1. “Neste momento o céu nublado cede lugar à chuva, que desaba sobre o Estádio Municipal tornando o gramado escorregadio.” (Conrado Giacomini, O Estado de São Paulo). O Santos não faria mais nada. Aos 11, veio o quinto gol. Da cabeça de Luizinho pra rede santista! Já era um belo chocolate...Aos 27 veio o gol de cabeça do Joãozinho, pro fundo do gol! “A chuva cessa, o tempo escurece na capital paulista e acendem-se os refletores. Só o São Paulo não pára.” (Conrado Giacomini, O Estado de São Paulo). Nos 37, depois do cruzamento de Pardal, Sastre marcava o oitavo gol! Que chocolaaate! Faltando 3 pro final da partida, Remo marca da pequena área! SIM o São Paulo mostrou que era grande, tal como o placar daquele SanSão!  

Futebol é a palavra que me vem à cabeça quando penso nesse clássico. Não por causa dos grandes ídolos do passado, nem por causa dos ídolos atuais, dos dois times é claro. Mas na maioria das vezes que parei pra ver um San-São eu vi dois times que, justamente por causa do peso dessas camisas, jogaram um futebol belo. O que faz esse dois grandes times jogarem dessa forma é a bela história de cada um. Grandes conquistas, não apenas, mas BELAS conquistas. 

  Fontes: Blog do Ig Esporte


Nenhum comentário:

Postar um comentário