quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Espaço das Torcedoras: futebol, fanatismo e amor.





Para começar 2014 com o pé direito, PRE-PA-RA, que o #EspaçoDoTorcedor de hoje será com nós torcedoras extremamente apaixonadas por futebol.
Então, vamos falar um pouquinho sobre: Como é ser uma torcedora fanática e como surgiu esse amor ao clube.
Vamos conferir?

Amanda Maria


“Se você pesquisar no dicionário o significado da palavra ‘fanático’, aparecerá ‘Corintiano’. Mentira, não vai não. Realmente, o dicionário não sabe de nada!

Ser Corintiano é automaticamente ser fanático, é se entregar sem se dar conta da razão, é sentir, é transmitir, é ser, é estado de espírito; e de alguma forma o Corinthians me encontrou e eu o escolhi. Sabe aquelas histórias lindas, tipo: eu torço pelo time tal porque meu avô torcia, passou o amor pro meu pai e dele passou pra mim? Pois é, realmente lindo quando isso acontece. Mas minha história é completamente diferente. Nascida numa família de Cruzeirenses e Atleticanos, não me pergunte como, mas minha irmã e eu escolhemos ser Corinthians. Ou o Corinthians nos escolheu! Não tenho explicações precisas e convincentes, eu apenas nasci LOUCA e assim serei até o final!

Talvez se você perguntar à uma mãe o que ela sentiu ao pegar no colo seu bebê pela primeira vez, provavelmente ela não encontrará respostas, mas nos olhos dela, a emoção transbordando explicará tudo, e as palavras não mais serão necessárias! E assim é ser Corintiana, é não ter palavras pra descrever, é simplesmente sentir, ser e viver! É trazer no peito um canto de: “eu nunca vou te abandonar porque eu te amo”, e trazer na alma um sentimento de: “por toda sua história, por toda sua tradição, até o fim da minha vida, te amo Timão.”

E mesmo que eu me esforçasse não conseguiria me expressar em palavras, por isso encerro minhas falas com essa frase de algum louco, que, assim como eu vive de Corinthians, e assim será até o fim:

“Não importa onde estejas, cantaremos com louvor, Corinthians minha vida, Corinthians meu amor. Ser Corinthians é sofrer sem sentir dor, é fazer cada minuto uma declaração de amor. Corinthians eu te amo, pra mim és tudo.” ♥ (22 anos. Corintiana. Mineira. Louca até o fim).


Carina Schulte 



"Todos dizem que se você gosta muito de uma comida, de alguém, ou de algum time te denominam 'fanática'. O significado dessa palavra as vezes soa como positivo mas na maioria das vezes é sempre negativo; gostar demais faz mal, comer demais faz mal, tudo nessa vida se é exagerado faz mal... mas sei de algo que, pra mim, não tem mal algum: o meu fanatismo pelo Vasco.

Nasci com o meu pai e meu avô apostando fortemente em que eu viria ao mundo com testículos e pênis, que eu seria um jogador de futebol profissional e pegaria várias mulheres. Mas aí Deus fez essa brincadeira com eles e eu vim ao mundo com corpo de menina e alma de menino. Estranho pensar que quando criança as meninas só pensavam em brincar de boneca, de casinha, de comidinha; se eu tivesse a minha bola de futebol e os meus meninos já estaria feliz.

Metia gols de letra, de cabeça ou até as mais estranhas possíveis. Eu era a menina que todos os meninos queriam pro time!! Mas ainda tinha aquela dúvida: qual time torcer?? Já me deram toalha do Santos, coisinhas do Flamengo (e eu estava a quase 1 passo de ser flamenguista) mas meu pai trouxe uma blusinha do Mickey com o escudo do Vasco e logo me apaixonei. Foi como amor a primeira vista, aquele amor de criança que você nunca mais esquece e sempre é o mais puro e verdadeiro dos amores. E dali começou: blusas, bandeiras (nem q fossem de plástico), bonecos, chaveiros, jogos e o meu amor pelo Vasco aumentando a cada da que passava.

Com o tempo o meu amor pelo Vasco se fixou, e ficou ainda mais forte quando o dia 7 de dezembro de 2008 chegou e com ele as lágrimas de uma torcedora que cantava junto, torcia junto, sorria junto e que agora chorava junto. Recebi muitas piadas, vi "vascaínos" indo embora e pensando: "como pode ser assim? Abandonar o time na hora em que ele mais precisa?" Mas não deixei me abater e continuei vascaína apesar de todos os xingamentos e piadas mas o Vasco deu a volta por cima e mostrou a sua força no dia 07 de novembro de 2009.

O jogo mais emocionante de todos me fez perceber o quanto eu era feliz por ser vascaína e mesmo com todos os tropeços e Vasco estava de volta, Gigante como sempre. O tempo passou e o Vasco foi campeão da Copa do Brasil em 2011 e o desejo e a sede de ser Vasco não paravam e não parou até agora mesmo com a volta a 2° divisão. O meu amor pelo Vasco não tem dinheiro que compre, nem blusa de outros times presenteadas. Não tem explicação, é um amor sem divisão."

Daniele Araújo




"Ser Fanática é carregar no coração e na alma um amor incondicional! Dias vem e vão mais o meu sentimento pelo São Paulo Futebol Clube será eterno. É nunca querer abandonar, é sempre querer estar presente nos jogos cada vez mais e mais, não importa se ganhar ou perder o importante é apoiar, é estar em busca da vitória, correr o risco de perder tudo, mas nunca abandonar!

E se for loucura, sonho sei la, nunca me acorde. O meu sonho se realiza minha loucura se concretiza, em te amar, em te ver jogar. Ao contrário de amores que matam o teu SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE só me faz viver. A vida é feita de escolhas e há muito tempo eu já decidi a minha, o meu caminho será o da emoção, o da guerra que inflama o peito e vira um grito de quem muito ama. Talvez eu viva menos, morra aos poucos do coração, que enfraquece diante do amor que enlouquece, e traz-me uma única, porém fundamental certeza, sem o São Paulo eu nada seria! Nasci São Paulo e São Paulo Morrerei! Tricolor minha vida."

Franciele Luz



"Então no meu caso começou bem cedo, meu pai é atleticano e queria que eu também fosse, porém, como minha mãe e toda minha família materna é Cruzeirense, eu me sentia mais atraída pelo azul e branco, então começou quando eu era criança. Desde cedo aprendi amar o Cruzeiro, é um amor que não se explica, acho que torcedor algum consegue explicar o que sente pelo seu time, é algo vindo direto da alma. Não escolhemos para quem vamos torcer, somos escolhidos."

Francilaine



"Torcedora fanática é sempre amar e lutar pelo time, é chorar a cada derrota, comemorar a cada vitória, é apoiar quando o time mais precisa sofrer preconceitos e acima de tudo: sentir orgulho de ser uma torcedora!
O amor pelo Vasco surgiu mesmo com o seu primeiro rebaixamento, até ali eu pouco ligava para o futebol, mas depois de ver os torcedores e time sofrendo humilhações, resolvi apoiar e lutar pelo Vasco. Nunca tive a oportunidade de ir ao estádio vê-lo, mas de uma coisa tenho certeza: amor de torcedora é único, fiel, lindo e indiscutível."

Isabela Bednarski


"Ser Fanática é algo que não se consegue explicar só com palavras, é amor incalculável e inexplicável é ter seu time como ideal de vida e de sonhos, é ama-lo sobre todas as coisas e enfrentar tudo e todos só pra velo jogar, e o amor veio de pai pra filha mesmo só que só se tornou um amor de verdade pra mim depois que eu comecei a entender q não era só um Time, era a vida do meu pai então seria a minha também."

E por um último eu...


Se eu falar pra vocês que minha família é metade palmeirense, metades são paulina vocês acreditam? Bom, é isso mesmo.
Meu pai é palmeirense fanático, meus irmãos também. Minha mãe é corintiana, mas não influenciou em nada a minha “decisão”, por outro lado, meu pai fez de TUDO para me fazer virar palmeirense. Contudo, o máximo que conseguiu foi me fazer amar futebol e... O maior rival. Graças a Deus.

Eu não me lembro de quando comecei a acompanhar, mesmo, meu time. Mas sei que, quanto mais o tempo passa, mais esse amor cresce, é tanto que hoje estou aqui, escrevendo sobre e futuramente quem sabe, trabalhando nessa área.
Eu não me definiria fanática e sim apaixonada. Eu amo futebol e sim, continuo menina. Meu time pode ter defeitos, errar de vez em quando, mas pra quem ama isso não importa, não é?
Geralmente quem acompanha, gosta de futebol, sempre ouve frases do tipo: “Porque você gosta disso?”, “O que isso vai mudar na sua vida” etc. São perguntas a qual, não da pra explicar pra quem nunca vai entender.

Futebol é emoção, alegria, rivalidade – saudável, somos rivais não inimigos -, é paixão!

Concordo que tem seu lado ruim, tem pessoas que brigam, matam, passam dos limites. Mas por esses poucos, os torcedores de verdade não devem pagar.
Por que eu escolhi o Corinthians? Simples.
Meu time tem raça, é iluminado por um guerreiro e amado por uma nação. Essa nação o ama tanto que é chamada de "Fiel" e tem até uma torcida que é contra esse amor, ás vezes, esse amor passa dos limites, outras vezes, nos leva para o outro lado do mundo.

A cada lance, passe, drible, chute, falta, gol. A Fiel está la gritando, apoiando, incentivando. É uma ‘doença’, que não tem cura. Se você nasce, louco por ti Corinthians. Você cresce, envelhece e morre assim. Quer um exemplo? Uma vez, um grande jogador disse, “quero morrer num domingo e com o Corinthians campeão”, e foi feita a vontade.

Parece loucura. Aliás. É loucura! Talvez seja por isso que amo tanto.

“A vida me fez Corinthians e eu fiz do Corinthians a minha vida. Pelo Corinthians com muito amor até o fim.”



4 comentários:

  1. Excelente post! Muito bom conhecer melhor a paixão de torcedores e torcedoras pelos seus times de coração.

    Espero que o meu Mengão tenha a sua vez! Abraços a todos e continuem com o projeto, que é excelente e muito bacana!

    ResponderExcluir
  2. Texto mais que sensa! Parabéns as blogueiras envolvidas!

    ResponderExcluir