quarta-feira, 16 de maio de 2018

OS EXTREMOS CORINTHIANOS

créditos: Instagram / @corinthians_dark
Vir aqui falar de um resultado favorável depois de um clássico é muito fácil. Falar somente sobre os bons momentos também é. Mas não é por isso que estou aqui hoje. Sim, o jogo de domingo foi um espetáculo, não só pelo resultado, mas pela forma como chegamos ao resultado. Concordo com Carille ao dizer que foi o melhor jogo do Corinthians no ano. Um time que ainda não estava firmado no Campeonato contra o time que ainda estava invicto. Mas é incrível. Em jogos grandes, especialmente em Derby, o Corinthians cresce de uma tal maneira que é surpreendente. Domingo isso ficou claro. Méritos de todos do elenco, que se esforçam e se doam todos os dias para honrarem nosso manto. Como diz o ditado: "QUEM SUA NÃO CHORA!"

Já faz um tempo que eu queria fazer um post especial sobre esses dois, mas a oportunidade não aparecia. No último final de semana apareceu, então vamos ao que interessa.....

NÓS PRECISAMOS FALAR SOBRE PEDRINHO E ROMERO.

O primeiro, um garoto da base, que chegou no Corinthians em 2013 procurando por um espaço no time sub-20. Foi destaque na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2016. Foi escolhido para integrar o elenco principal em 2017. Sendo um "menino do terrão", Pedrinho já era conhecido pela torcida e não demorou para cair nas graças da Fiel. A estreia do garoto foi em março de 2017, na derrota por 1x0 contra a Ferroviária, em Araraquara. Em um time considerado fraco, sem estrelas, Pedrinho era pedido constante nas arquibancadas. Mas a consolidação e o entrosamento do time, principalmente na fase do Paulistão e no Brasileirão, pareciam não dar oportunidades ao jovem. A torcida insistia, gritava, implorava para que Fábio Carille desse chance ao menino. Foram poucas, mas sempre que tinha, Pedrinho agarrava e mostrava porque é tão querido pela Fiel. Pedrinho é o típico garoto que falta no futebol brasileiro. O típico garoto que não precisa de marketing para ser transformado em "ídolo". Para isso, basta ter nascido com o dom (coisa que não falta para ele). 

O que vimos no jogo contra o Palmeiras é uma demonstração da capacidade que esse garoto tem. Uma exposição do talento absurdo que Pedrinho carrega com ele. Entendo quando Carille diz que ele ainda não está pronto, ainda não tem massa suficiente e é muito magro. Mas o que esse menino faz, muito jogador "pronto" nunca nem tentou. O lance que deu origem ao gol de Rodriguinho saiu da mais pura habilidade e raça do menino Pedrinho. Se ele fosse um jogador "pronto", com certeza teria se jogado no chão quando foi cercado por dois adversários. O gol poderia não ter saído se não fosse a insistência de Pedrinho. Além desse lance, o menino ainda quase fez um gol espetacular por cobertura. Claro que ainda teve o chapéu em Diogo Barbosa. Foi o suficiente pra torcida ir à loucura. 

Foram quase 90 minutos de Pedrinho em campo. Na minha visão, o melhor do Corinthians no  jogo. Ficou óbvio que a parte física não foi um empecilho para ele. Nosso xodó foi responsável por mostrar o que queríamos ver: um futebol limpo, bonito e raro nos clubes brasileiros. Não é por dinheiro, não é por fama, não é por marketing. É por puro talento e amor ao futebol. Não que seja necessariamente o amor à camisa. Isso é praticamente inexistente hoje em dia. Mas é o amor ao dom que tem. É a valorização a oportunidade que tem. Pedrinho deveria ser um exemplo a ser seguido. E deixar esse menino no banco, principalmente em jogos "difíceis", é uma das maiores injustiças do futebol brasileiro. NÓS PRECISAMOS VER O PEDRINHO EM CAMPO! Em um nível tão baixo e até ridículo como o nosso futebol, ver o Pedrinho em campo é como se fosse aquele respiro de esperança de um dia termos o futebol arte e raiz de volta.

Seja começando o jogo ou entrando no finalzinho, Pedrinho é capaz de mudar qualquer situação. O fato dele estar em campo já muda completamente o espírito do Corinthians, independente do placar. Ele dá ânimo ao time, velocidade. O PEDRINHO DÁ VIDA AO CORINTHIANS! E tá na hora do Corinthians reconhecer isso. Apoio da Fiel não falta! Agora só resta reconhecerem que Pedrinho é a arma, o diferencial que faltava no nosso time.


ROMERO

AAAAAAH ROMERO!!! Nunca vi um caso de amor/ódio tão grande por um jogador. Acredito que todo Corinthiano tenha esse sentimento por ele. Em uns o amor é um pouco maior, em outros o ódio predomina um pouco mais. Mas todos possuem essa admiração/raiva pelo paraguaio. Não sei dizer o que é o Romero. Talvez o melhor entre os piores, ou talvez o pior entre os melhores. O fato é que Romero é um dos nomes mais recorrentes no time, tanto na era Tite, quanto na era Carille. Não podemos negar o que é real: Romero é o artilheiro da Arena Corinthians (tão goleador que até gol contra já fez). Também não podemos negar o que vemos em campo: a raça! O paraguaio se dedica, se esforça, corre atrás, vai de um lado para o outro e tenta ajudar o quanto pode. Ele tem raça! E ele tem vontade de honrar a nossa camisa, coisa que quase não vemos. O comportamento fora de campo também me admira muito. No ano passado, quando se recusou a conversar com a imprensa, acredito que não poderia ter feito coisa melhor. É criticado, xingado, mas não dá ouvidos, não revida... Só responde em campo (ou às vezes só tenta).

Se ele é bom ou não, isso depende do ponto de vista de cada um. Sempre defendi o Romero no time. Acredito que ele tenha total competência de levar o time pra frente e mudar uma situação desfavorável. Claro que sempre surgem as pontinhas de raiva quando ele erra passes ridículos ou perde gols imperdíveis.  Mas eu sempre admirei a vontade que ele tem, coisa que muito jogador não elenco precisa aprender. Algo que eu ainda critico é que essa mesma força de vontade não é usada para fazer o básico: gol. Um atacante precisa de gols, óbvio. Mas isso não me incomoda a ponto de odiar, até porque, como já citei, Romero é o artilheiro da Arena.

PARAGUAIO, ME AJUDA A TE AJUDAR! Ainda espero pelo dia em que terá o reconhecimento da torcida. Por enquanto, me contento apenas com o delírio da Fiel depois da obra de arte feita no domingo.




Pra mim, Romero é a representação do Corinthians: muitos duvidam, muita gente xinga, mas demonstra raça, não desiste nunca e sofre junto com a torcida!

Muitos críticos de plantão disseram que isso foi uma falta de respeito, que um jogador não pode fazer isso... Se fosse um jogador do próprio time, com certeza estariam idolatrando. Aproveito para deixar aqui a opinião de Milton Leite sobre o assunto. Resumiu em poucas palavras o que todos nós, que admiramos esse lance, queríamos falar. "O que está faltando muito no futebol brasileiro é os profissionais de futebol (...) valorizarem um pouquinho mais o espetáculo".

Jogadores que são os extremos um do outro, seja dentro de campo, seja com relação a torcida. Mas com uma coisa em comum: OS DOIS SÃO INJUSTIÇADOS! Um que não tem o devido valor e atenção, outro que pode fazer de tudo e ainda será odiado pela torcida. Mas é como sempre falamos, "jogadores passam, o Corinthians fica". Um dia, os dois não serão mais parte do elenco. Resta torcer para que deixem uma boa marca na história do clube.

VAAAAAAAAAAAAAAAAAI CORINTHIANS

Nenhum comentário:

Postar um comentário